Exposição: fotos de Rafael Marques Porto

O fotógrafo e biólogo Rafael Marques Porto fará uma exposição de suas fotografias sobre a área em que o Instituto Pesek-Araujo atua. A exposição será inaugurada dia 6 de março 2020, na galeria Thomas Jefferson, em Brasília. Foram 2 anos de expedições pela floresta clicando todas as belezas, alegrias e tristezas do maior remanescente de Mata Atlântica do Brasil. Rafael Marques Porto nos fala sobre este trabalho:

"Em 2018, Yara Pesek me procurou para formar uma parceria na ocasião da comemoração dos 10 anos da criação e de operação do Instituto Pesek-Araújo na zona de amortecimento do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, maior reserva de mata atlântica do Brasil. Durante estes 10 anos, Yara vem monitorando áreas de compensação ambiental na zona de amortecimento, com grande sucesso na sua preservação e recuperação, assim como de áreas adjacentes. Empresas mineradoras, fazendeiros, caçadores, palmiteiros, roceiros, assentados do MST, invasores, jipeiros, etc, cada um com suas necessidades específicas, requer também formas de lidar específicas. Yara desenvolveu uma habilidade única de entender estas necessidades e de tratar especificamente com cada um destes atores envolvidos na problemática ambiental. O resultado é a recuperação clara das áreas de que ela cuida, com retorno generalizado da cobertura vegetal, que por sua vez trouxe de volta mamíferos, aves, insetos, e toda a vida selvagem associada.

Nossa parceria resultou numa ampla coleção de imagens que celebram este belo trabalho. Não só estas imagens constituem uma ilustração artística da beleza da natureza da região, mas, como uma imagem vale por mil palavras, têm a importante função de conscientizar quanto à necessidade de preservar o meio ambiente para garantir nosso futuro neste planeta. E são testemunho do que a determinação e perseverança de uma pessoa pode realizar. Assim como levantam a pergunta: o que mais podemos fazer para contribuir?"

Veja algumas fotos da exposição: